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Publicações


Um olhar da literatura sobre a escola nos possibilita novos ângulos de observação. Nas últimas décadas muitas coisas mudaram de forma significativa no mundo, mas a escola parece ter mantido, com poucas exceções, noções que resultam no fastio do aluno e na ausência de questionamentos. Nesse estudo, buscaremos perceber tais noções através das impressões escolares contidas nas seguintes obras: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll; Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros e A professora de desenho e outras histórias, de Marcelo Coelho. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.96015

Escrito por Super User

Publicado em Publicações


  • 27/08/18
  • 00h00

Quem estuda a literatura oral no âmbito educacional lida diretamente com o processo de formação de leitor. No presente trabalho busco refletir sobre essa confluência, partindo de alguns questionamentos que envolvem o ato de narrar: qual a importância das narrativas orais para o homem? Como as narrativas orais contribuem na formação de um sujeito leitor? Em que implica a passagem da oralidade à escrita? As narrativas orais podem provocar mudanças significativas na concepção de leitor e de leitura que atualmente predomina nas escolas. É possível dizer que o processo de formação de leitor encontra-se comprometido quando se esquecem alguns princípios fundamentais que se encontram no ato de narrar. Há muitas coisas por trás de uma narração que se mantém fora dos pressupostos educacionais, pois se encontra no campo do mito e da performance. Se as narrativas orais permanecem circulando fora dos espaços escolares, é porque ainda exerce um papel fundamental na formação do indivíduo e para a sociedade – um potencial pouco aproveitado na educação escolar.

Escrito por Super User

Publicado em Publicações


  • 27/08/18
  • 00h00

Os debates se desenvolveram através de palestras, mesas-redondas, comunicações, minicursos e oficinas, além de uma profícua programação cultural. O que o leitor ora tem em mãos é o resultado dessa troca de experiências que se fez na tentativa de construir novos rumos para a literatura e para a leitura na Amazônia paraense.

Escrito por Super User

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Última modificação em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 23h53


  • 27/08/18
  • 00h00
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